Guia de Cursos

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Banner
Home
Câmpus promove programação para celebrar o Dia da Mulher
Qui, 01 de Março de 2018 11:05

Na próxima quinta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data marca uma série de atividades em alusão ao empoderamento feminino e às lutas das mulheres por direitos iguais. O câmpus São José do IFSC realiza ao longo da próxima semana uma série de atividades para que estas lutas e conquistas sejam lembradas e celebradas.


A programação conta com música, palestra, exposição fotográfica, exibição de filme, debate e participação de alunos e servidores em diferentes atividades organizadas pelo movimento 8M Brasil - SC, que se integra ao chamado internacional de mulheres para o 8 de março.

A semana começa com oficina de DJ de Lirous K'yo, a DJ residente da casa noturna Treze é presidente do Fórum Diversidade da Grande Florianópolis. Elá fará uma apresentação na segunda-feira (5), às 9h20 (durante o intervalo), e depois irá promover uma conversa sobre sua vivência ensinando um pouco de mixagem aos participantes. Lirous atua no enfrentamento aos preconceitos acolhendo pessoas LGBT's, lançou o serviço Violetas na ADEH em que mulheres acolhem mulheres vítimas de violência e o projeto Força Tarefa que agiliza de forma gratuita o processo de troca de nome e sexo em todos os documentos da população de mulheres travestis e pessoas transexuais.

 

Na terça-feira (6) acontece a exposição dos dados do Anuário do IFSC sobre a presença das mulheres nos diferentes segmentos do nosso instituto, assim como a abertura da mostra fotográfica "Mulheres com deficiência: somos todas mulheres". A mostra fotográfica está sendo organizada pela Psicóloga do câmpus, Karla Garcia Luiz, com a participação de diversos alunos, e tem o objetivo de debater a deficiência como condição humana. "A mostra traz fotos de diferentes tipos de mulheres em seu cotidiano, inclusive as mulheres com deficiência", conta. A mostra terá lançamento às 9h30 no câmpus e na quinta-feira (8), as fotos seguem para o centro de Florianópolis e ficarão expostas como parte das atividades do 8M.

 

Ainda na terça-feira, as 13h30, ocorrerá uma visita de alunos e alunas do câmpus São José à Associação Comunitária Aparecida, uma cooperativa de reciclagem de lixo localizada no município de São José e organizada por mulheres.

 

Já na sexta-feira (9), será exibido o documentário "Embrace", seguido de debate. O documentário trata da imposição social e cultural dos padrões de beleza hegemônicos e de como isso afeta o psicológico das mulheres. O debate será mediado pela professora Ana Carolina Caridá, pelo professor Fernando Bittencourt e pela Psicóloga Karla Garcia Luiz, que discutirão as relações entre a obra, as teorias socioantropológicas e o cotidiano dos jovens e adultos.

Confira a programação completa do 8M no câmpus São José:

Segunda-Feira, 5 de março
9h20 - Oficina de DJ com Lirous K'yo
10h – Profissão DJ: trajetória, desafios e formação, com Lirous K'yo
13h – Apresentação de DJ com Lirous K'yo


Terça-feira, 6 de março
9h30 - Abertura da exposição fotográfica: "Mulheres com deficiência: somos todas mulheres"
13h30 – Visita à Associação Comunitária Aparecida


Quarta-feira, 7 de março
8h às 18h - Participação no Seminário Regional Pelo Fim da Violência Doméstica Contra Mulher na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
19h - Palestra: Machismo e violência contra a mulher com Carmen Lúcia Luiz, enfermeira e membro do Conselho Nacional de Saúde


Quinta-feira, 8 de março
Participação das atividades 8M Brasil no centro de Florianópolis

Sexta-feira, 9 de março
13h30 - Cine debate do documentário "Embrace"

Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade.


Por Comunicação do IFSC Câmpus São José


 

 

Banner
Banner

Banner
Banner
  • Facebook: ifsantacatarina
  • Orkut: 103017610
  • Twitter: ifsc
  • Formspring: www.formspring.me/ifsc

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.